Esqueci minha senha!         

GT10 - Ensino de Sociologia


Coordenação: Anita Handfas (UFRJ), Ileizi Fiorelli (UEL)

 

Dia: 11 - GT10 - Sessão 1
CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DE SOCIOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Horário: 14h00

Debate: Danyelle Nilin (UFCE)

 

A inovação no ensino de sociologia com a utilização de objetos de aprendizagem
Cláudio Antônio Cardoso Leite¹, Patricia Nogueira Hubler¹, Antônio Carlos Guimarães¹
¹IFRS

A Sociologia Contemporânea como perspectiva para o ensino das Ciências Sociais no Ensino Médio.
Fernanda Feijó¹
¹UNESP

PRÁXIS PEDAGÓGICA, ENSINO DE SOCIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM ESTUDO SOBRE OS JOVENS RURAIS EM ABELARDO LUZ (SC)
Jaqueline Russczyk¹
¹IFSC

Sociologia na escola ou da escola? Abordagens temáticas e conceituais "clássicas" das Ciências Sociais nos livros didáticos
Julia Polessa Maçaira ¹ ³ ⁴, Danielle Rodrigues de Oliveira ² ³ ⁴, Vinícius Carvalho Lima ² ³ ⁴
¹UFRJ, ²SEEDUC-RJ, ³CESPEB-UFRJ, ⁴LabES

Sociologia e Filosofia no Ensino Médio: um diálogo necessário
Leandro Raizer¹, Andreia Meinerz¹, Mauro Meirelles³
¹IFRS/UFRGS, ³Unilasalle

Parâmetros Curriculares da Educação Básica do Estado de Pernambuco – Ensino Médio – Sociologia: alcances e limites do processo de elaboração e implementação no campo recontextualizador: a escola. 
Letícia Ramos da Silva¹
¹UPE

A escolha do Livro Didático de Sociologia em Porto Alegre
Luiza Helena Pereira¹
¹UFRGS

A miséria da imaginação sociológica: uma análise critica de uma das metas propostas pelo Currículo do Estado de São Paulo à disciplina de Sociologia.
Maria Valéria Barbosa Veríssimo¹, Matheus Bortoleto Rodrigues¹
¹UNESP

Sociologia em quadrinhos: imaginação sociológica para conceitos clássicos
Marina Cavalcante Vieira¹
¹UFS

A MEMÓRIA DAS GREVES DOS CANAVIEIROS NOS IMAGINÁRIOS SOCIOLÓGICOS DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS NO INTERIOR PAULISTA.
Rafael Aroni¹
¹Escola Estadual Newt

ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTERVENÇÃO SOCIAL: UM VELHO DEBATE NOS TEMPOS MODERNOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA 
Rogeria da Silva Martins¹, Albertina Mattos²
¹UFV, ²UEMG

Os conteúdos de sociologia nos vestibulares e no ENEM: uma discussão sobre conhecimento prévio
Thiago Oliveira Lima Matiolli¹, Alexandre Barbosa Fraga²
¹USP, ²UFRJ

 

Dia: 12 - GT10 - Sessão 2
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS SOCIAIS: EXPERIÊNCIAS, CURSOS E PROGRAMAS
Horário: 14h00

Debate: Marinete Covezzi (UFMT)

 

A Expansão dos Cursos de Formação de Professores em Ciências Sociais no Nordeste após a lei nº 11.684/08
Amurabi Pereira de Oliveira¹
¹UFAL

O lugar do estágio na formação do professor de Sociologia/Ciências Sociais e as possibilidades de repensá-lo através dos programas [PIBID, PRODOCÊNCIA, LIFE e OBEDUC]
Angela Maria de Sousa Lima⁵, Angélica Lyra de Araújo⁴
⁴UNESP, ⁵UEL

TORNAR-SE PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: IDENTIDADES EM CONSTRUÇÃO
Francisca Rosânia Ferreira de Almeida¹
¹UFC

Trajetórias de Licenciandos em Ciências Sociais: desafios à formação de professores de sociologia para a educação básica no norte do Ceará
Isaurora Cláudia Martins de Freitas¹, Diocleide Lima Ferreira¹, Rosângela Duarte Pimenta¹
¹UVA

Laboratórios de Pesquisa e Prática Pedagógica: a experiência do Curso de Licenciaturas em Ciências Sociais
José Marciano Monteiro¹, Paulo César Diniz¹, Valdonilson Barbosa dos Santos¹
¹UFCG

Por uma Sociologia para, com, de e sobre jovens.
Katiuci Pavei¹
¹UFRGS - CAp

Experiências de estágio docência na disciplina Sociologia dos acadêmicos indígenas da etnia Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul
Kátia Karine Duarte¹
¹UEMS

De aluno para mestre, e volta: teoria e prática da formação docente em sociologia
Diogo Tourino de Sousa¹, Marcelo José Oliveira¹
¹UFV

O reconhecimento da diversidade de gênero e geração na formação em Ciências Sociais: a importância no Projeto Pedagógico do Curso.
Nadia Patrizia Novena¹, Maria Antonieta Albuquerque de Souza¹, Artemis Cardoso Holmes¹
¹UPE/NDIS

AS RELAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE, EDUCAÇÃO BÁSICA E SOCIEDADE: o PIBID/UESC e as experiências formativas dos licenciados em ciências sociais
Marivaldo Oliveira da Silva¹, Elias Lins Guimaraes¹
¹UESC

O ensino de métodos de pesquisa social como artesanato intelectual: uma experiência na licenciatura em Ciências Sociais
Rosane Maria Alencar da Silva¹, Roseane Silva Xavier¹
¹UFPE, ²UFPE

 

Dia: 13 - GT10 - Sessão 3
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR: HISTÓRIA, CONDIÇÕES E SITUAÇÃO
Horário: 14h00

Debate: Maria José de Rezende (UEL) e Heloisa de Souza Martins (USP)

 

ENTRE IDAS E VINDAS: UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA (IFPB) NOS MARCOS DA REGULAMENTAÇÃO DA LEI 11.684/2008
Maria Salete Rodrigues da Silva¹, Adolfo Wagner¹, Jéssika da Silva Antas¹, Gekbede Dantas Targino¹
¹IFPB

PROFESSORES DE SOCIOLOGIA E FILOSOFIA: NECESSIDADES IMEDIATAS
DAVYS SLEMAN DE NEGREIROS¹
¹IFRO

A ESTRUTURAÇÃO DA NOÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR DE SOCIOLOGIA: ENSINO, SENTIDO, CONTEÚDO E FORMA.
Eduardo Carvalho Ferreira¹
¹USP

O ENSINO DA SOCIOLOGIA NAS INSTITUIÇÕES POLICIAIS MILITARES: Elementos para a crítica da ordem ou para uma ordem não crítica? 
Fábio Gomes de França¹
¹UFPB

A sociologia na vizinhança:o discurso da complementação das disciplinas e o ensino de sociologia na rede pública de Sergipe. 
Flávio Gilberto¹
¹SEED-SE

Ensino de Sociologia nas escolas estaduais e particulares com ensino médio no município de Concórdia (SC)
Liamara Teresinha Fornari¹, Eduardo João Moro¹
¹IFCatarinense

Reflexões sobre a disciplina de Sociologia: um elo entre o ensino médio e o ensino superior
Luciene Pazinato da Silva¹, Wanirley Pedroso Guelf¹ ²
¹UNIBRASIL, ²UFPR

Notas sobre a história da sociologia no ensino secundário de Portugal
Roberta dos Reis Neuhold¹
¹USP

Espaços do Ensino de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Selton Evaristo de Almeida Chagas¹
¹IFMT

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ALTO URUGUAI GAÚCHO: REFLEXÕES PÓS-OBRIGATORIEDADE
Thiago Ingrassia Pereira¹
¹UFFS/Erechim

 

Dia: 13 - GT10 - Sessão 4
PESQUISAS, TEORIAS, PROBLEMATIZAÇÃO DA HISTÓRIA / ESCOLAS E PERCEPÇÕES DE DIFERENTES AGENTES SOBRE A INSERÇÃO DA SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS
Horário: 14h00

Debate: Luiza Helena Pereira (UFRGS)

 

NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
Adriana Maria Simião da Silva¹
¹URCA

Ensino da Sociologia em cursos de graduação - Avaliação da metodologia de Estudo de Caso.
Eduardo Jordão de Araujo²
²UNESA

Uma abordagem etnográfica sobre a Sociologia na escola
Graziele Ramos Schweig¹
¹UFRGS

A sociologia no Ensino Médio: conflitos e desafios na prática docente.
Irene Alves de Paiva¹, Josemi Medeiros da Cunha¹
¹UFRN, ²UFRN

CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS DE FLORESTAN FERNANDES PARA PENSAR O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL
Kellen Regina Moraes Coimbra¹, Antonio Carlos Lima Gomes² ³
¹UFMA, ²FAMA, ³UEMA

O ARTESANATO INTELECTUAL NA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/SOCIOLOGIA NO BRASIL
LÍGIA WILHELMS ERAS¹
¹UFPR

SOCIOLOGIA E VIOLÊNCIAS: INTERSECÇÃO ENTRE PRÁTICA DOCENTE E A DESNATURALIZAÇÃO DOS ESTEREÓTIPOS DO QUE É VIOLÊNCIA.
Lucas Bottino do Amaral¹ ²
¹UFF, ²SEEDUC-RJ

A redução da complexidade teórica como proposta metodológica para o ensino de Sociologia na escola
Luís Fernando Santos Corrêa da Silva¹
¹UFFS

Tecendo Redes e Construindo Conhecimentos: Caminhos para o ensino de Sociologia na educação básica
ROGERIO MENDES DE LIMA¹, FÁTIMA IVONE DE OLIVEIRA FERREIRA¹
¹CP2

Trabalho de campo na escola: percepções de estudantes de ensino médio sobre a sociologia em Cuiabá – (MT)
Silvana Maria Bitencourt¹
¹UFMT

O ensino da Sociologia junto aos acadêmicos de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia: entrelaçando conhecimento e formação profissional
Silvano da Conceição¹, Irma Tereza Ribeiro Limongi¹
¹UESB