Esqueci minha senha!         

GT09 - Educação Superior na Sociedade contemporânea


Coordenação: Clarissa Eckert Baeta Neves (UFRGS) e Carlos Benedito Martins (UnB)

 

Dia: 11/09/2013 - GT09 - Sessão 1
Ensino Superior e Sociedade: Desafios contemporâneos
Horário: 14h00

Coordenação e Debate: Clarissa Baeta Neves (UFRGS)

 

NOVAS MÁSCARAS, NOVAS FACHADAS: REFLEXÕES SOBRE INTERAÇÃO E SOCIABILIDADE ENTRE DOCENTES E DISCENTES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Andréa Vettorassi¹ ² ³
¹UNAERP, ²Unifran, ³UNICAMP

O “sabe com quem está falando?” e a educação no Brasil: paradoxos e dilemas para uma interpretação crítica do sistema de ensino superior privado.
João Manfio¹ ²,3, João Manfio¹
¹PUCSP, ²IST-SOCIESC, ³FCJ

Uma análise da produção intelectual africana em ciências sociais: a agência do CODESRIA.
Michelle Cirne¹
¹USP

A RESSONÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUAL POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
ANA MARIA MORAIS COSTA¹ ³, JOSÉ WILLINGTON GERMANO¹
¹UFRN, ³UERN

O “ethos acadêmico” em Max Weber: elementos para pensar o ensino superior em contextos de transformações sociais
Nadine Gualberto Agra¹
¹UFCG

O programa “Maiores de 23” na Universidade de Lisboa: da reparação de injustiças ao fechamento social
Maria Manuel Vieira¹, Vanessa Petró²
¹ICS-UL, ²UFRGS

Atores da integração: a percepção de coordenadores de projetos bilaterais sobre a cooperação em ensino superior entre Brasil e Argentina
Rubenilda Sodré dos Santos¹
¹UFBA

APRENDENDO A SER ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO: UMA RELAÇÃO COM AS MATRIZES DISCIPLINARES
Ana Maria Freitas Teixeira¹
¹UFS

Demanda, expansão e financiamento da educação superior: um estudo comparado entre China, Índia e Brasil
Bruno Morche¹
¹UFRGS

Problemas e Desafios na Implementação do Ensino Superior à Distância Sueco e Brasileiro: notas para uma reflexão sociológica sobre a produção científica sueco-brasileira sobre o tema.
Alex Santos Pruth¹
¹DU

Abandono de los estudios universitarios: una problemática vigente.
Pedro Enrique Perez¹, Maria Ines Gonzalez Carella¹, Luciana Lourdes Murillo¹
¹UNMdP

Mercantilização da Universidade: dilemas docentes
Ricardo dos Santos Silva¹, Lucivaldo Gomes da Silva², Mônica Nascimento e Feitosa³
¹USP, ²FADISA, ³UNIMONTES

 

Dia: 12/09/2013 - GT09 - Sessão 2
Ensino Superior: expansão, interiorização e novos modelos
Horário: 14h00

Coordenação e Debate: Carlos Benedito Martins (UnB)

 

Três anos do Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas: um breve relato
Felipe de Paula Souza¹
¹UFAL

A Realidade do Ensino Superior na Região cacaueira da Bahia
Maria Luiza Silva Santos¹
¹UESC

Projetos de vida, carreiras e sonhos: a universidade pública federal no interior do Nordeste e a ascensão social dos jovens
Patricia Bandeira de Melo¹, Luís Henrique Romani de Campos¹, Suzy Luna Nobre Gonçalves Ferreira¹
¹Fundaj

Territorialidades e sociabilidades docentes na perspectiva da expansão e interiorização do ensino superior no Ceará.
Carlos Henrique Lopes Pinheiro¹, Carlos Henrique Lopes Pinheiro¹
¹UFC

AS ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO DO SEGMENTO PRIVADO-MERCANTIL DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E SUAS REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE 
Andréa Araujo do Vale¹ ⁴, Vera Lucia Jacob Chaves³, Cristina Helena Almeida de Carvalho²
¹UERJ, ²UnB, ³UFPA, ⁴FAPERJ

A formação em moda no ensino superior brasileiro
Luciana Crivellari Dulci¹
¹UFOP 

Análise da evolução da presença de profissionais com titulação de doutorado em empresas privadas no Brasil, de 2008 a 2012
Manoel Santana Cardoso¹
¹Fundação Capes

As hierarquias bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG
Laís Barbosa Patrocino¹
¹UFMG

Formação Universitária e Prestígio Ocupacional no Brasil: um estudo da influência do tipo de gestão organizacional do ensino superior sobre o acesso aos postos de trabalho
Matheus Faleiros Silva¹, Antônio Augusto Prates¹
¹UFMG

A proposta de qualificação profissional do REUNI: uma análise da concepção pós-moderna como parâmetro teórico-metodológico
Rafael Bastos¹ ², Viviane Marinho³
¹IFCS/UFRJ, ²PPFH/UERJ, ³PPG ANS/UERJ

Acesso e Expansão da Educação Superior. O caso da Universidade Federal da Paraíba no Período de 1990 – 2010
Edineide EDINEIDE JEZINE¹
¹UFPB

Diferenciação institucional do ensino superior brasileiro em perspectiva: associação entre a qualidade das IES particulares e a produção bibliográfica de seus docentes em Belo Horizonte, MG
Túlio Silva de Paula¹
¹CAEd/UFJF

 

Dia: 13/09/2013 - GT09 - Sessão 3
Ensino Superior e Politicas afirmativas: inclusão e permanência
Horário: 14h00

Coordenação e Debate: Clarissa Baeta Neves (UFRGS), Carlos Benedito Martins (UnB)

 

A produção científica sobre o Prouni no acervo da biblioteca online do IBICT
Daniel Caldas Gaspar¹
¹UFF

A implantação de políticas públicas de ações afirmativas para a educação superior no Brasil na perspectiva da democratização do acesso
Neusa Chaves Batista¹
¹UFRGS

Ações afirmativas para índios no ensino superior: entre a universalidade e o direito a diferença
Ana Caroline Amorim Oliveira¹
¹UFMA

As Licenciaturas Indígenas no contexto da Universidade Pública Brasileira
Marcos Antonio Braga de Freitas¹
¹UFRR

A Universidade Pública como um Filtro
Márcia Marques de Carvalho¹
²UFF

A distribuição de bolsas sociais e acadêmicas entre estudantes cotistas e não-cotistas das IFES: permanência e relação com o saber no ensino superior brasileiro
Gabriela de Souza Honorato¹
¹UFRJ

Análise sociológica do processo de escolha dos cursos de licenciatura e da profissão docente por alunos da UFMG
Cláudio Marques Martins Nogueira¹, Sandra Regina Dantas Flontino¹, Ariadia Ylana Ferreira¹
¹UFMG

Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS): desafios e possibilidades para a educação superior
Ana Maria Alves Carneiro da Silva¹, Ana Paula Camelo², Cibele Yahn de Andrade¹, Stella Maria Barberá da Silva Telles¹
¹NEPP/Unicamp, ²DPCT/Unicamp

Trajetórias de acesso ao ensino superior público: o caso dos estudantes de origem popular da UFMG, UFPA, UFPE e Unb.
Juliana Athayde Silva de Morais¹
¹UFRJ

A assistência estudantil como alternativa à permanência de estudantes pobres na Universidade Federal Fluminense
GISELLE PINTO¹, ANDERSON PAULINO DA SILVA²
¹PUC-Rio, ²IESP/UERJ

A formação de professores indígenas no âmbito do Programa de Formação de Professores da Educação Básica: o ensino superior homogeneizante em um ambiente de diversidade cultural
Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa¹, Karla Cristina Silva Sousa¹
¹UFMA

Sobre a inclusão: o que significa acessar o ensino superior?
Andréa Lopes da Costa Vieira¹
¹UNIRIO