Esqueci minha senha!         

GT08 - Educação e Sociedade


Coordenação: Marcio da Costa (UFRJ) e Maria Alice Nogueira (UFMG)

 

Dia: 11 - GT08 - Sessão 1
Desigualdades educacionais no Brasil: efeito-escola e efeito-professor em destaque
Horário: 14h00

Coordenação: Mariane Campelo Koslinski (UFRJ)

 

Desigualdades de progressão educacional no Brasil: efeitos familiares e contextuais
Arnaldo Mont'Alvão¹
¹UFMG

O efeito-professor nas escolas de sucesso: públicas e privadas
Cecília Maria Marafelli¹
¹PUC - Rio

Avaliação do Rendimento Educacional no Brasil nas últimas décadas
Fernando Tavares Júnior¹
¹UFJF

A Escola e o mundo: determinantes intra e extra escolares do desempenho das escolas no PROEB
Bruno Lazzarotti Diniz Costa², Igor Adolfo Assaf Mendes¹ ²
¹UFMG, ²FJP

Uma estética do celular: pesquisa e produção de conteúdo pedagógico e audiovisual em sociologia para o ensino médio
Gilberto Barral², Maíra Zenun Oliveira¹
¹Faculdade JK, ²SEDF

Experiência docente e rotatividade de professores entre escolas públicas do município do Rio de Janeiro
Marcela Brandão Cunha¹
¹PUC-Rio

Barreiras nas transições entre níveis de desempenho escolar: as evidências do Sistema de Avaliação da Educação Básica
Maria Teresa Gonzaga Alves¹, Flavia Pereira Xavier¹
¹UFMG

CAMINHOS DA EXCELÊNCIA: ANALISANDO A ESCOLA CHAD GOBLIN
REGIS COELHO ARGÜELLES DA COSTA¹
¹PPGE/UFRJ

Efeito-escola: resultados, condições sociais e origens nacionais dos alunos do 4º ano das escolas públicas da Área Metropolitana de Lisboa (AML)
Teresa Seabra¹, Patrícia Ávila¹, Leonor Castro¹, Inês Baptista¹
¹CIES / ISCTE-IUL

Clima escolar e desempenho: explorando as conexões
Juliana Candian¹ ², Wagner Rezende²
¹IESP, ²UFJF

 

Dia: 12 - GT08 - Sessão 2
Juventude, Ensino Médio, oportunidades escolares
Horário: 14h00

Coordenação: Rodrigo Rosistolato (UFRJ)

 

O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A CONSTRUÇÃO DO TRABALHO DOCENTE COMO EXPERIÊNCIA SOCIAL 
Anne Marie Thérèse Georgette Emlia Wautier²
²UFPel

A influência do capital cultural no desempenho estudantil: Reflexões a partir do SAEB 2003
Bernardo Mattes Caprara¹, Marília Patta Ramos¹
¹UFRGS

Cidadania em construção:a educação de jovens e adultos
Eliane Marchetti Silva Azevedo¹ ²
¹PUC-SP, ²CEFET-MG

O Ensino Médio no Brasil: análise comparativa das múltiplas desigualdades socioeducacionais nas microrregiões do Paraná.
Ileizi Luciana Fiorelli Silva¹
¹UEL

A Produção Social das "Escolas de Referência" no Estado de Pernambuco: as formas de utilização da educação (em tempo)integral para além das funções educativas.
Jamerson Almeida¹, Katharine Silva¹
¹UFPE, ²UFPE

Reproduzir ou transformar? Análise sobre o papel do professor na manutenção/desconstrução de estigmas na escola.
Joannes Paulus Silva Forte¹, Márcio Kleber Morais Pessoa¹, Manoel Moreira de Sousa Neto¹, Vinicius Limaverde Forte¹
¹UFC

Expectativas de continuidade de estudos de alunos do ensino médio de escola pública: bases teórico-metodológicas para a construção de um objeto de estudo e implementação de um projeto de pesquisa
Maria José Braga Viana¹
¹UFMG, ²UFMG

Educação profissional e mercado de trabalho: um olhar a partir da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Mariana Scussel Zanatta¹ ²
¹UFRGS, ²IFPE/Campus Caruaru

Jovens na produção da ANPOCS: tendências e debates em uma pesquisa do "estado da arte".
Marisa Irene Siqueira Castanho¹ ², Maria da Glória Marcondes Gohn²
¹UNIFIEO, ²UNINOVE

Os Determinantes Políticos da Expansão do Ensino Médio Profissionalizante no Brasil
Rodrigo Ribeiro Vitorino¹
¹IESP - UERJ

 

Dia: 13 - GT08 - Sessão 3
Foco no estabelecimento de ensino: burocracia escolar, docentes e famílias usuárias
Horário: 14h00

Coordenação: Maria Alice Nogueira (UFMG)

 

Pesquisas sociológicas e educacionais: a experiência do CRPE/SP na gestão de Fernando de Azevedo
Alessandra Santos Nascimento¹
¹UNESP

Sociologia da Infância no Brasil: um campo em interface com a educação
Anelise Monteiro do Nascimento¹, Angela Meyer Borba²
¹UFRRJ, ²UFF

O "Jogo Político" escolar: grêmio estudantil e novos caminhos participativos Comunicação Oral Palavras-chaves: juventude, política e escola
Camila Moura Pinto¹
¹PUC-Rio

Na escola, entre violências: percepções de uma comunidade escolar sobre violência institucional e assédio moral horizontal
Fernanda Telles Márques¹
¹UNIUBE

Composição do alunado e a burocracia educacional: um estudo sobre a segregação escolar na cidade do Rio de Janeiro 
Mariane Campelo Koslinski¹, Julia Tavares de Carvalho²
¹UFRJ, ²UFRJ

A ciranda, a punição e o perdão: interações entre a burocracia escolar e a docência 
Nicolau Dela Bandera Arco Netto¹
¹USP

Por dentro da escola: classificação, organização e ethos escolar
Raquel Ferreira Rangel Gomes¹
¹IESP/ UERJ

Trajetórias escolares em um sistema educacional público e estratificado.
RODRIGO ROSISTOLATO¹, ANA PIRES DO PRADO¹
¹UFRJ

Famílias de Meios Populares: práticas educacionais e transmissão geracional
Rosa Maria da E. Coutrim¹, Giovani Barbosa Prado¹, Cristina Ferreira Assis¹
¹UFOP

Baixo desempenho escolar nas camadas populares: um olhar a partir do discurso das famílias.
Tânia de Freitas Resende¹, Juliana Souza Martins¹
¹UFMG

 


Dia: 11 - GT08 - Sessão 4
Políticas públicas de educação: o município como unidade de análise
Horário: 14h00

Coordenação: Maria Alice Nogueira (UFMG)

 

Baixa escolaridade e migração: a desconstrução de uma relação falaciosa
Cláudia Siqueira Baltar¹, Ronaldo Baltar¹
¹UEL

Segregação escolar e conjuntura sócio-espacial em Salvador: Análise contextualizada de instituições, profissionais e famílias.
Diogo Reyes da Costa Silva¹
¹UFBA/CRH

Herval, refazendo o caminho, retomando "velhas" questões
Eduardo Magrone¹, Clayton Sirilo do Valle Furtado¹, Liliane de Paula Mendonça¹
¹UFJF

Segregação social e segregação escolar na metrópole de São Paulo
Graziela Serroni Perosa¹, Adriana Santhiago Rosa Dantas¹, Helena Souza Marcon¹, Isamara Cruz¹
¹USP

OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM MUNICÍPIOS DO NORDESTE
HENRIQUE GUIMARAES COUTINHO¹
¹FUNDAJ

O sistema de avaliação educacional do município do Rio de Janeiro
Karina Carrasqueira¹
¹UFRJ

O papel da educação na proteção social de setores pobres e socialmente vulneráveis: o caso de Belo Horionte
Laura da Veiga²
²FJP

A POLÍTICA EDUCACIONAL DO PT NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO (1989-1992): FORMULAÇÃO E INSTITUCIONALIZAÇÃO
Melina Casari Paludeto¹, Julio Cesar Torres¹
¹UNESP

Determinantes do bom desempenho escolar: um estudo sobre aglomerados subnormais em Campos dos Goytacazes.
Rafael Damasceno¹
¹UENF

 

Dia: 12 - GT08 - Sessão 5
Ensino superior: acesso, permanência e mercado de trabalho
Horário: 14h00

Coordenação: Maria Teresa G. Alves (UFMG)

 

Educação, Oportunidades de Trabalho e Migração Interna de jovens Brasileiros com ensino superior: o que mudou com a expansão do ensino superior no Pais?
Ana Cristina Murta Collares¹, Elaine Meire Vilela², Claudia Lima Ayer de Noronha²
¹UnB, ²UFMG

Reforma e seletividade no ensino superior: uma análise sobre o caso da UFF
ANDERSON PAULINO DA SILVA¹
¹IESP/UERJ

Caminhos de formação em Cursos de Pedagogia no município de Campos dos Goytacazes pós Resolução CNE/CP n. 1/2006
Angellyne Moço Rangel¹ ²
¹UENF, ²IFF

O papel das organizações do setor privado na elaboração das políticas públicas no Brasil: os casos da FENEP e Todos Pela Educação na construção do Plano Nacional de Educação (2011-2020)
Antonio Glauber Alves Oliveira¹ ²
¹UNICAMP, ²UESPI

Religião como elemento mediador para permanência dos jovens de camadas populares no ensino superior: um estudo sobre a construção das trajetórias universitárias dos estudantes de Pedagogia da UFPE.
Daniela Maria Ferreira¹, Maria Emília Lins e Silva¹
¹UFPE, ²UFPE

OITO RETRATOS SOCIOLÓGICOS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
DARBI MASSON SUFICIER¹, LUCI REGINA MUZZETI¹
¹FCL/AR-UNESP

Pensando um novo problema na sociologia da educação a partir da sociologia da cultura: o uso da Internet nas práticas de estudo de alunos de escolas públicas
eduardo vilar bonaldi¹
¹FFLCH-USP

UNIVERSIDADES DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: apostas em saberes, práticas e sujeitos descoloniais 
Júlia Figueredo Benzaquen¹ ²
¹UFPE, ²FACEPE

Tendências e abordagens: as pesquisas sobre acesso e democratização do ensino superior
Thais Sena Schettino¹
¹UFRJ