Esqueci minha senha!         

GT05 - Consumo e Cidadania


Coordenação: Lívia Barbosa (UFF) e Fátima Portilho (UFRRJ)

 

Dia: 11 - GT05 - Sessão 1
Práticas e significados do consumo na “nova classe média”: identidade, inclusão e cidadania
Horário: 14h00

Coordenação: Livia Barbosa (UFF) e Fátima Portilho (UFRRJ)
Debate: Maria Elisabeth Goidanich (ESPM/RJ)

 

A articulação entre consumo e cidadania na constituição de identidades: reflexões teóricas para pensar o caso brasileiro.
Ana Rodrigues Cavalcanti Alves¹
¹UFPE

Instituto Beleza Natural em foco: consumo, identidade e cidadania feminina.
CINTIA CRUZ¹
¹UFRB

Consumo, logo sou cidadão.
Eliana Vicente¹
¹UFF

Inserção social via consumo: um estudo sobre o comportamento e a percepção de consumidores de um shopping popular sobre moda e consumo de vestuário.
Gisele Franke¹
¹UFRGS-IFCH-PPGS

"É melhor eu tirar o meu ‘gato’ antes que a Light apareça": Notas etnográficas do acesso aos serviços públicos e privados em uma favela carioca recém-ocupada pela polícia 
Hilaine Yaccoub¹ ³, Carlos Abraão Moura Valpassos²
¹UFF , ²IUPERJ/UCAM, ³ESPM

O consumidor da "nova classe média" na mídia: as representações sociais e a legitimação de desigualdades. 
Janaína Vieira de Paula Jordão¹, Marina Roriz Rizzo Lousa da Cunha¹
¹UFG

O XITIQUE: Revitalizando o homo moralis
Jone Januário Mirasse¹
¹IIAM

Muito além de trapos e de restos: tecendo relações entre estética, consumo e política através do trabalho dos catadores de recicláveis
Maria Raquel Passos Lima¹
¹IFCS/UFRJ

Consumo cultural da "nova classe média" brasileira
Monica Rugai Bastos², Plinio João de Sousa⁴ ³
²FACOM-FAAP, ³FEA - PUCSP, ⁴Fac. Adm - ESPM

Compartilhando o debate sobre a sociedade de consumo em favelas cariocas. 
Monica Machado¹
¹UFRJ

O CONSUMO DE VIAGENS TURÍSTICAS DOS MORADORES DAS PERIFERIAS DO RECIFE-PE: UM RELATO ETNOGRÁFICO
Rosana Eduardo da Silva Leal¹
¹UFS

Casa nova Vida Nova- Uma reflexão sobre novos hábitos de consumo doméstico de moradores do PAC do Morro do Preventório
SHIRLEY TORQUATO¹
¹UFF

 

Dia: 12 - GT05 - Sessão 2
Pirataria, sustentabilidade e riscos alimentares
Horário: 14h00

Coordenação e debate: Livia Barbosa (UFF) e Fátima Portilho (UFRRJ)
Debate: Fátima Portilho (UFRRJ)

 

CONSUMO E RISCO: A PERCEPÇÃO SOCIAL DO "RISCO" ENTRE CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB
ANDERSON RETONDAR¹
¹UFPB

A Bolsa ou a Vida: explorando a percepção dos produtos Louis Vuitton no Rio de Janeiro
Cecília Soares¹
¹IESP-UERJ

O SLOW FOOD NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA ÉTICA DO "BOM", "LIMPO", E JUSTO" 
Daniel Oliveira¹
¹CPDA/UFRRJ

Pirataria Virtual: O Consumo de Bens Culturais pela Internet e sua Reorganização Ideológica
Daniel Jorge Teixeira Cesar¹
¹UnB

Possibilidades de ação política em práticas cotidianas de consumo.
ERIKA JANAÍNA COSTA VOGEL¹
¹UFRJ

CASO ADES: ESTUDO NETNOGRÁFICO SOBRE CRISES E ANSIEDADES ALIMENTARES
Flavia Galindo¹, Fatima Portilho²
¹UFRRJ, ²UFRRJ

As brechas no discurso da sustentabilidade: um estudo sobre a percepção dos consumidores de artigos de luxo a partir de Certeau.
João Renato de Souza Coelho Benazzi¹ ², Pamela Pessoa de Queiroz¹
¹PUC-Rio, ²ECO-UFRJ

Veganos e Freeganos: consumos e boicotes.
Juliana Abonizio¹
¹UFMT

Os sentidos do real e do falso: o consumo popular em perspectiva etnográfica
Lucia Mury Scalco¹, Rosana Pinheiro Machado²
¹UFRGS, ²ESPM RS

A roupa "verde": discursos e práticas
Solange Mezabarba¹, Maria Elisabeth Goidanich²
¹UFF, ²UFSC

QUEM É CONTRA? A RECEPÇÃO DO CONSUMIDOR RECIFE AO NÃO USO DAS SACOLAS PLÁSTICAS
Tarcísio Augusto Silva¹, Fábio Alves de Oliveira¹
¹UFRPE

A Questão da Sustentabilidade: Implicações para as Práticas Cotidianas do Consumo
Vivian Ap. Blaso S.S. Cesar¹
¹PUCSP

 

Dia: 13 - GT05 - Sessão 3
Estudos do Consumo - outras temáticas
Horário: 14h00

Coordenação: Livia Barbosa (UFF) e Fátima Portilho (UFRRJ)
Debate: Maria Elisabeth Goidanich (ESPM/RJ)

 

Passagens etnográficas:sociabilidade e consumo nas galerias do hipercentro de Belo Horizonte 
Alexandra Nascimento¹
¹UNI Bh

Consumo cultural y ciudadanía entre los estudiantes universitarios: el caso de la Facultad de Turismo y Gastronomía de la UAEMex
Andrés López Ojeda¹, Héctor Javier Favila Cisneros¹, Nadlleli Villafaña Arroyo¹
¹UAEMex

Educação como bem de consumo: sociabilidades e experiências sensíveis que definem a educação como um investimento.
Cláudia Regina Bomfim da Fonseca¹
¹IDE / FGV

Turismo e a Construção das Identidades Consumo
Denio Santos Azevedo¹, Polyana Bittencourt Andrade²
¹UFS, ²UNIT

OS USOS DO SALÃO DE BELEZA: PARA ALÉM DO CONSUMO DE ESTÉTICA OU SOBRE POSSIBILIDADES DE INVENÇÃO DE SI
Iorrana Fioreti de Menezes Pupa¹, Eloisio Moulin de Souza¹, Carlos Eduardo Ferraço¹
¹UFES, ²AEV

A Internet e as novas dimensões do consumo
Francisco Coelho dos Santos¹, Cristina Petersen Cypriano¹
¹UFMG

Autorregulamentação publicitária no Brasil e interesses corporativos.
Glícia Bezerra¹ ²
¹UFPE, ²UFC

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS.
Maria de Lourdes Couto Nogueira¹, Luciano dos Santos Diniz¹
¹CEFET-MG, ²CEFET-MG

Consumo performático e cultura digital: o caso dos blogs de moda
Maria Eduarda Araujo Guimarães¹
¹CAS

Netnografia de um lançamento automotivo: um estudo sobre a construção coletiva da informação, de esperanças e ideologias de consumidores conectados
Maribel Suarez¹, Flavia Galindo²
¹UFRJ, ²UFRRJ

Consumo do jeans: aspectos determinantes para inserção social e fragmentos constituintes de identidades na modernidade
Solon Bevilacqua¹, Mariana Pacheco¹, Rogerio Bianchi¹, Leidiana Rezende¹
¹UFG

Redes de Sociabilidade, Comércio e Consumo de Artesanías em Palha de Tucumã no Rio Arapiuns, em Santarém/PA 
Thais Helena Medeiros¹ ², Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt¹ ²
¹UFAM, ²UFAM